O Campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, vai ser inaugurado em Julho de 2008. A novidade, pela qual a comunidade escolar ansiava há anos, foi avançada, ontem, por João Carvalho, presidente da Comissão Instaladora do IPCA, durante a apresentação do novo director da Escola Superior de Gestão, José Agostinho Veloso da Silva.
José Agostinho Veloso da Silva sucede a Cláudia Viana que se demitiu do cargo há cerca de um mês, alegando discordância com o facto do instituto não ser integrado na Universidade do Minho.
João Carvalho garantiu que o próximo ano lectivo será, assim, iniciado nas instalações construídas de raiz em Vila Frescaínha de S. Martinho, onde será ainda edificada uma cantina, graças às verbas inscritas no PIDDAC para 2008.
João Carvalho anunciou, também, que está a terminar o processo de redacção dos estatutos internos do IPCA, que serão formalmente apresentados dentro de um mês - altura em que serão convocadas eleições para a presidência, provavelmente para Janeiro, pondo fim a mais de uma década da comissão instaladora.
José Agostinho Veloso da Silva já dirigiu o curso de Solicitadoria, na Escola Superior de Gestão do IPCA. Foi director do Centro de Formação Profissional de Mazagão e chefe de gabinete do governador Civil de Braga, além de ter sido deputado na Assembleia da República e adjunto do presidente da Câmara de Esposende. Fonte JN por Liliana Rodrigues
Esta notícia foi escrita em Novembro de 2007.
O Presidente acertou nas previsões e a ESG vai começar o ano nas novas instalações. São pertinentes as preocupações expostas em http://abcdoipca.blogspot.com
- A ESG vai mudar-se para as novas instalações, com toda polpa e circunstancia a estriar novas secretarias enquanto o pessoal da EST ficara com os restos da antiga ESG.
- O pessoal da ESG vai pagar mais propinas por ir para as novas instalações?
- As refeições, como os almoços e jantares, vão ser servidos no leitura, agora pensemos se vai caber toda a gente lá? E como vamos ser servidos?
- A associação de estudantes ficara em Arcozelo até a EST se mudar.
- Os serviços académicos não vão estar unicamente no novo pólo, vêem a EST duas vezes por semana.
- A EST não tem data definida para se mudar.
- E as praxes?!
Tendo em conta uma contribuição do sr. Anónimo (adaptada):
Acho que a questão não está bem colocada. Vão os alunos da EST pagar menos propinas por terem sido preteridos nestas mudanças e por continuarem abandonados? Reparem na quantidade de livros que há na biblioteca e quantos irão ficar ou quantos serviços vão sair.
Mesmo a usar novas e luxuosas instalações, vão os alunos da ESG pagar menos propinas porque não irão ter todos os serviços disponíveis em permanência
Mas nem tudo são problemas, vejam bem:
- Em Arcozelo deixaremos de ingerir a comida intragável da cantina, em vez disso, iremos ter um serviço de café/restaurante no “leitura” onde ficaremos melhor servidos ao preço da senha normal. Ou podemos continuar a comer nos “tascos” à volta do IPCA.
- Quem ficar em Arcozelo não terá dificuldades em encontrar um PC livre para trabalhar
- Quem ficar em Arcozelo não vai ter dificuldades em estacionar
- No novo campus não vai faltar "pasto" para os caloiros
- Deixa de ser necessário a frequência de ginásios porque a distância a andar a pé vai aumentar
Sobre a praxe... qual praxe?
Outras questões se colocam:
Como será o transporte de alunos entre os pólos? Já viram a distância entre a CP e o novo campus? Os autocarros podem parar na porta do campus (AEIPCA: ler isto!) mas os comboios não. Recomenda-se negociar esse acordo com os autocarros e introduzir uma paragem obrigatória no campus!
E os serviços académicos, acção social, o gabinete de apoio ao aluno, a associação… onde irão funcionar? Um dia aqui outro ali? Também ouvi isso!
Ahh temos o WOC ... lol
Agora a realidade… quem sabe nada diz. Apesar dos vontade da “secção” de informação para as mudanças do IPCA, não há certezas de nada... andando e vendo diz o ditado!
Vá lá pessoal, mandem os seus bitaites para ver se esclarecemos alguns pontos
Neste marasmo e falta de criatividade, acho que podemos dar boas sugestões!