terça-feira, 12 de agosto de 2008

IPCA já "superlotado"

IPCA já "superlotado"
Campus arranca a meio-gás

O campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Vila Frescainha S. Martinho, vai arrancar oficialmente a 15 de Setembro, mas ainda a funcionar a meio-gás.

Os 1500 alunos da Escola Superior de Gestão (ESG) vão ter já ao dispor, no regresso às aulas, 12 salas, três anfiteatros com capacidade para 102 estudantes, bar e serviços administrativos, numa cidade académica que rondará os sete hectares. Ficam ainda a faltar a “biblioteca, a residência de estudantes, a cantina e uma melhoria das acessibilidades”, conforme ressalvou o presidente da comissão instaladora da instituição, João Carvalho, aquando da inauguração da estrutura, esta terça-feira. O responsável espera que a construção da cantina avance em breve, “aguardando-se apenas as verbas do PIDDAC”, mas para já um pré-fabricado, orçado em 170 mil euros, será a solução possível. O mobiliário deverá ser instalado em Agosto, dotando a infra-estrutura de condições para acolher as cinco licenciaturas da ESG – contabilidade, fiscalidade, solicitadoria, finanças e gestão bancária e seguros.
O campus do IPCA vem materializar um projecto iniciado em 1998, mas que se encontra já desfasado da realidade, culpa do crescimento a que a instituição tem assistido. “Este novo edifício vai abrir já superlotado, dado que o projecto foi concebido para 1000 alunos e, no ano lectivo 2008/09, esperamos 1500”, lamentou Carvalho. Erro que a Escola Superior de Tecnologia (EST) não quer ver repetido, como confirmou o director Luís Moutinho. “Vamos continuar provisoriamente nas instalações de Arcozelo, dada a necessidade de um planeamento mais cuidado, que vá ao encontro das necessidades específicas das licenciaturas e projecte já o crescimento natural do número de estudantes”, explicou. A EST possui licenciaturas nas áreas do design e da informática, mas em estudo está o arranque de uma outra no domínio das energias renováveis.

Cinco milhões “sem derrapagens”
O custo total da obra fixa-se nos cinco milhões de euros, “sem derrapagens”, realçou João Carvalho, que aponta como necessidade mais premente o melhoramento dos acessos ao campus, já aprovado em reunião de Câmara, mas a aguardar luz verde da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte). Dentro de dois anos, Carvalho prevê a conclusão das infra-estruturas em falta, complexo desportivo incluído, até porque “seria impensável esperar outros dez anos”.

Autor: Carina Rodrigues Mendes
Fonte: barcelos popular

Nota:
Boas notícias são sempre boas notícias. O IPCA vai começar o ano lectivo em festa. Vamos ver até quando! Saudações e boas férias

41 comentários:

Anónimo disse...

Boas noticias??? Onde???

Gastou-se 5 milhões de euros nos edifícios para acolher a ESG e agora vem se saber que esses mesmos edifícios já vão estar a abarrotar com 500 alunos a mais para o que foram feitos e dizem que são boas noticias?

....

Anónimo disse...

Bom dia.
Podemos tentar ser optimistas?

Ora vejamos. Segundo a nossa representativa "axuxiação", não devemos temer porque eles apresentaram um extraordinário plano "fantasma" de ampliação do Campus que contempla pré-fabricados de luxo para a Escola de Tecnologia, cantina, biblioteca e outros edifícios...

ahh o espaço é tão suficiente que contempla um salão de festas particular para as folgas laborais dos mais altos (ir)responsáveis dirigentes dos alunos!

Viva a festa!

Anónimo disse...

fonix
n deviam estar de férias?

Anónimo disse...

È interessante como ha ninjas que nunca s contentam com nada :-)

è so criticar, olha tu do penultimo comentario a contar do meu, pede ao frodo para ver s arranja uns feijoes magicos a ver s faz crescer a escola de tecnologia no novo campus ate começarem as aulas, ou entao se estas mal pede transferencia para Mianmar pode ser que consigas fazer uns esboços nos calaboços :-) LOL

Anónimo disse...

ó mamão da xulaxão...
tás irritado com que?
trabalha e n bufes, foi para isso que foste pro poleiro.
n te chega fazer quantos exames queres?
se tas mal pede a demissão mas enquanto n fazes isso faz alguma coisa de útil que se veja

Anónimo disse...

Outra noticia relacionada.

http://www.correiodominho.com/noticias
.php?&IDTema=8&IDNoticia=33444

Gostei desta parte. :S

As novas instalações da Escola de Gestão albergam 12 salas de aula, 64 gabinetes para docentes e investigadores, três anfiteatros (cada um com capacidade para 108 lugares sentados) e um espaço-bar.

Anónimo disse...

12 salas?
As salas de informática e biblioteca fazem parte das 12 salas?

Anónimo disse...

Só mamar.

http://www.ipca.pt/files/phatfile/Despa.pdf

Anónimo disse...

A AEIPCA para fazer requisições para acesso à época especial é boa... para o resto que se lixe

Anónimo disse...

Boa tarde:)
Alguem sabe me dizer qundo é que começam as aulas, ao certo?? isto ando tudo uma confusao:::)

Anónimo disse...

a malta da associação esta fechada para exames...
estamos de volta na recepção ao caloiro
qualquer dúvida perguntem no ipca

Anónimo disse...

Bem para os da EST já há data de início lol
Caloiros - 22/09
Restantes - 15/09

Anónimo disse...

PESSOAL...

ja saiu o despacho sobre as propinas de 2008/2009... pelos vistos, a esg, vai ter melhores condixoes de aulas... pelo k soube os servixos vao ser todos la..... e pagam exactamente o mesmo k nos da est?!!!

mas k merda é esta?!!!

o pessoal da est é obrigada a ir ate as novas instalaxoes para a matricula agora... xD

isto n é normal!!!

k tal um baixo assinado contra isto??!!!

Anónimo disse...

é ridículo mas enfim...

por exemplo em Vila Real as pessoas que estão no Campus também têm melhores condições que os que estão no centro da cidade, que até está tudo a cair, mas prontos...

Anónimo disse...

esta gente so pode andar a gozar connosco:)
nem dizem ao certo quando as aulas começam...nem saiem os horarios...so mesmo aqui que isto acontece:(

Anónimo disse...

A AE continua a dormir em pé??? Temos que nos insurgir, manifestar, boicotar....

Anónimo disse...

Outra coisa ridícula é que supostamente amanhã as aulas vão começar e os horários ainda não estão disponíveis no site...

Anónimo disse...

assinar onde?
a ae ta fexada...
eu alinho!

Anónimo disse...

como esta gente gosta de criticar... enfim...
O que é certo é que não passam disso, criticas, pois saber dar a cara a essas criticas e falar com as pessoas a quem se dirigem as criticas não vejo...

Apenas digo ganhem coragem, em vez de mandarem bocas neste bloguezinho...

Anónimo disse...

yeah man
voces da associação deixaram sair um dos poucos profes fixes o ipca sem dizer nicles
ganda coragem voces tem
para isso nao iam pro poleiro

motinho és o nosso diretor

Anónimo disse...

que cena meu estes marmelos a lerem estes posts é como bater com a cabeça num penedo

ainda n perceberam que os da associação são uns abutres à caça dos votinhos

a associação não abre, mas estão paletes de proEstatutos da associação a passar a mão pelo pelo dos animais recém chegados

pelos vistos há coisas mais importantes que fazer do que protestar com isto ou aquilo... coisas chatas, não acham?

n podem abrir a boca ou ainda perdem o estatuto e aqueles direitos que todos sabemos!

nota: qualquer semelhança entre pro-estatutos e prostitutos é exclusiva responsabilidade de quem interpreta

Anónimo disse...

A AE pode ter mil defeitos, mas ninguém, ninguém mesmo lhe pode tirar a legitimidade. Venceu com maioria absoluta, tem pessoas lá extremamente dedicadas e trabalhadoras, alunos brilhantes... Se alguém consegue fazer melhor que o faça. Concorra como todas as AE concorrem e vença, com todos os votos necessários e a confiança em conjunto.

theblackcatpt disse...

"voces da associação deixaram sair um dos poucos profes fixes o ipca sem dizer nicles"

quem foi esse profe que saiu???

Anónimo disse...

Luís Moutinho demitido
IPCA - Ex-Director da EST pode processar João Carvalho
Luís Moutinho demitido
O director da Escola Superior de Tecnologia, do IPCA, Luís Moutinho, foi demitido do cargo.

Após dois anos e meio a dirigir a Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Barcelos, Luís Moutinho foi demitido do cargo, sedo substituído por Fernando Jorge Rodrigues, docente na Escola Superior de Gestão (ESG) daquele instituto. Face ao teor da mensagem de afastamento, Moutinho admite processar o líder da comissão instaladora do IPCA, João Carvalho, o qual lhe louvou o desempenho mas, discordando das exigências, justificou ser altura para uma nova gestão.
“Nestes dois anos as transferências do Orçamento de Estado desceram em termos reais e os alunos da EST aumentaram mais de 100 por cento. O Governo não discriminou positivamente instituições em regime de instalação ou emergentes. Mas há mecanismos de correcção do reforço extraordinário orçamental que o IPCA não usou devido a alguma timidez em expor à tutela a situação real, em especial na EST, área prioritária do Governo. Andar aos remedeios pode levar ao descalabro e à fuga de estudantes”, contextualizou Luís Moutinho ao BP, por email.

“Houve timidez a expor à tutela a situação real”
“Não se pode escamotear que desde 2007 o investimento na EST se resumiu praticamente a 25 computadores. As contratações propostas implicavam duplicar os doutorados, senão pela lei para 2010 o IPCA será dissolvido ou não sairá do regime de instalação. A mensagem foi exposta [a João Carvalho], que decidiu afastar-me, comunicando-me no próprio dia da saída, sem audição prévia ou aviso. No despacho de exoneração há inverdades que, se não forem retratadas, poderão levar-me a accionar judicialmente o autor. O meu substituto foi [logo] empossado e sem serviço na ESG, é difícil acreditar que isso não tenha sido preparado longamente”, explicou o professor.
E acentuou: “Fernando Rodrigues é recém-doutorado, com larga experiência profissional e tenho boa impressão dele. Mas a sua visão está nos antípodas da minha, como ser contra a contratação de ‘pesos pesados’ [doutorados] e, dizem-me, querer impor a fusão de turmas – 40 a 50 alunos em vez dos actuais 20 a 25, o que é particularmente grave pois as salas têm até 15 computadores e em Design funciona-se quase a tempo inteiro em projecto. Seria a machadada na qualidade de ensino, o adeus a Bolonha e o ataque ao pós-laboral”, concluiu.

Ter a EST no campus
Questionado pelo BP, João Carvalho mostrou outra visão sobre a saída de Moutinho: “Concluí há 15 dias que, tendo em conta as suas exigências e os cortes orçamentais, era preciso um novo rumo e uma alteração na direcção da EST, sem contudo deixar de respeitar e louvar o seu trabalho, sobretudo no Design. O prof. Luís tem a sua opinião, eu tenho a minha, logo não vou comentar”.
Por seu turno, Fernando Rodrigues reconheceu o “bom trabalho” feito por Luís Moutinho e recebeu o convite “com surpresa”. “Não pedi, mas aceitei com prazer, por ser um cargo de gestão, pelo desafio de futuro, de ver a escola crescer”, notou telefonicamente ao BP. A sua medida principal será “tentar passar a EST para o campus, ainda que em instalações provisórias”. “Apesar dos cortes orçamentais, não vejo que seja impossível. Quero ver isto cumprido ou em fase avançada até eu sair”, evidenciou.
Acrescentou que a instituição “tem crédito firmado na comunidade” e os alunos “estão motivados”. Rodrigues é bacharel em Engenharia Electrotécnica pelo ISEP, licenciado em Gestão de Empresas pela Portucalense, mestre em Economia Industrial pela UM, doutor em Ciências Empresariais por Santiago de Compostela e dá aulas desde 1993 (no IPCA desde 1999). Esteve 14 anos na PT, 12 no grupo Sonae e no projecto Torralta.


ESG Novas instalações em Vila Frescainha S. Martinho
Início de aulas adiado uma semana

Ainda não foi desta que os cerca de 1700 alunos da Escola Superior de Gestão (ESG) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) puderam usufruir das novas instalações do campus em Vila Frescainha S. Martinho.
Previsto para 15 de Setembro, o início das aulas acabou por ser adiado uma semana, enquanto são feitos os últimos “retoques” no edifício e zona envolvente. Na tarde da passada segunda-feira, o Barcelos Popular (BP) encontrou o presidente da Comissão Instaladora do IPCA, João Carvalho, e “doutores” à “caça” dos caloiros que se dirigiam com os pais para fazerem a inscrição. As salas, essas, é que se encontravam totalmente vazias de mobiliário, na altura a ser transportado das antigas instalações (agora só lá irá ficar a funcionar a Escola Superior de Tecnologia).
Alguns alunos com quem o BP falou é que não se mostraram muito satisfeitos com este atraso (recorde-se que aquando da inauguração das instalações, em Julho, João Carvalho apontava para Agosto a “transferência de todo o mobiliário”, criticando o facto de no início da semana ainda não haver horários, e que a única informação disponível que se encontrava no site do IPCA era o valor da propina – 725 euros.

ESG com mais 105 alunos colocados que em 2007
Insatisfações à parte, os resultados da 1ª fase do concurso nacional ao Ensino Superior são bastante favoráveis ao IPCA. O aumento de vagas proposto pela instituição em quase todos os cursos da ESG resultou, também, num acréscimo de colocados (105). O único curso onde não foram preenchidas todas as vagas foi o de Finanças (pós-laboral). De resto, foram colocados, nesta 1ª fase, 350 alunos. A nota mais baixa do último colocado é de 104,1 (Finanças, pós-laboral) e a mais alta 139,2 (Gestão Bancária e Seguros). Já quanto às notas do melhor colocado refira-se os 176, 5 também do curso de Gestão Bancário e Seguros, da ESG, e os 168, 2 do curso de Design Gráfico, da EST. Nesta última convém referir que manteve o número de vagas (251), tendo aumentado, no entanto, o número de colocados (171, quando em 2007/2008 tinham sido 144).
Por fim, dizer que dos 17 politécnicos, o IPCA ficou em 4º lugar em termos de percentagem de colocações (82,8%), ficando apenas atrás do IP do Porto, Lisboa e Coimbra, respectivamente. Estão disponíveis, neste momento, 612 vagas.

Anónimo disse...

meu faz um post dessa noticia

Anónimo disse...

Esta noticia merece um post próprio!

Anónimo disse...

Viva a todos, mas tanto se tem falado das novas instalações da ESG.
Gostaria de deixar aqui alguns reparos, nomeadamente :
Para os alunos da EST...que se sentem prejudicados por ficarem nas antigas instalações do IPCA, pois deveriam de estar contentes!!! São 12 salas que as ESG tem, com capacidade de 40/50 alunos cada... e algumas nem isso.
O que se faz nas disciplinas em que são 70, 80 alunos!!!! Como Finançeira III, fiscalidade I...
A verdade é q as novas instalações do IPCA foram projectadas á 10 anos, qdo tinha uns 1000 alunos. Mas a realidade e pelas informações dadas pelo IPCA são 2.200. Será q as mentes brilhantes do IPCA não pensaram nisso!!!
Pq se não vejamos, o curso de contabilidade pós laboral tem 55 vagas, mais as transferências reingressos e maiores 23. Por aí já se vê que os novos alunos não cabem nas salas, agora temos de pensar que somados aos novos alunos existem aqueles que não fazem a cadeira.
Outra coisa que gostaria de comentar é a nova cantina, que só serve as refeições, uma vez que as refeições são confeccionadas nas antigas instalações. Agora, pergunto eu, em que condições são transportadas essas refeições. Pois é meus amigos, pelo que me constou na mala das viaturas dos funcionários!!!
Onda está a nossa AE…Eu vou dizer onde estão… estão preocupados com as praxes!!!!
Saudações

Anónimo disse...

Isto é que é um blog á séria!! À quase um mês que nao tem notícias novas.. Hehe... Volta "ipcanoseumelhor", nós te pedimos..

Anónimo disse...

o car... d um fdp roubou a pass d cena
tu sabes quem... ja sabex ou devolves ou levas no corpinho

Anónimo disse...

Quem roubou o que?

Anónimo disse...

testaste a rotina de recuperação da password?
Com sorte vais lá e recuperas a sena meu...
bute na cena

Anónimo disse...

porreiro pah consegui!
ya n tinha lembrado disso

o mail ta cheio de cenas semi novas e alguns enviados pessoais mt suspeitos para pessoas conhecidas na academia...

o menino é dos tais do pote do xulanço mas n teve arte para faxer o trabalho e ficou rabo de fora

ides levar com ele agora!

Anónimo disse...

Sinceramente nao sei bem o que se passou aqui.. Dá para explicar?!

Anónimo disse...

então pah...
que se passa? esta cena anda ou nao?

Anónimo disse...

EST no novo campus???
estao doidos...
como o luis moutinho nos vai fazer falta...estao a xgar tempos dificeis pa a est,e ngm faz nada!!
aa uniao faz a força,se nao nos unir-mos isto vai de mal para muito pior...

:/

Anónimo disse...

isto esta muito parado...
tanta coisa por dizer...

Anónimo disse...

Se sabem de algo digam...

Anónimo disse...

alguém sabe quando saem as bolsas?

Anónimo disse...

fonix
ninguém responde ao mail :(
se há pessoas que sabem coisas, podemos fazer outro blogspot
ideias???
-ipcanoseumelhor2
-quintaldoipca
-boanoiteipca
-povodoipca

que dizem?

Anónimo disse...

bute lá

Anónimo disse...

eu gosto de:
"estemeuquintaldoipca"

pode parecer grande, mas diz tudo!

tenho novidades para contar!!!